Tiago
Tiago Pesquisador, compositor, criador, desenvolvedor. Da música instrumental até novas interfaces para expressão musical.

SoMo

SoMo

Um instrumento musical/audiovisual baseado em movimento desenvolvido utilizando as ferramentas livres de código aberto Pure Data e Processing. O SoMo pode ser montado com um computador pessoal comum e uma webcam de vídeo de baixo custo - usando a PSEye®, obtivemos uma responsividade de até 100 quadros analisados por segundo e áudio gerado em tempo real. Um feedback visual auxilia o executante e serve esteticamente à performance.

O instrumento foi desenvolvido por Tiago Brizolara e Marcos Moritz e um artigo descrevendo o sistema foi publicado no Simpósio Brasileiro de Computação Musical em 2015: http://compmus.ime.usp.br/sbcm2015/files/proceedings-print.pdf

O código-fonte se encontra em https://bitbucket.org/mmoritz/somo

Yllu representa em uma de suas formas a música que produzem as pequenas asas em vôo … Essa voz tem semelhança a outra mais importante: Illa dá nome a certa espécie de luz e aos monstros que nasceram feridos pelos raios lunares. Illa é um menino de duas cabeças ou um bezerro que nasce decapitado; ou um penhasco gigante, todo negro e lúcido, cuja superfície aparecera cruzada por uma veia larga de rocha branca, de opaca luz; é também uma plantação onde as fileiras de milho se entrecruzam ou formam redemoinhos; são illas os touros míticos que habitam o fundo dos lagos solitários, das altas lagoas rodeadas de totora, povoadas por patos negros. Todos os illas causam o bem ou o mal, mas sempre em grau sumo. Tocar um illa e morrer ou alcançar a ressurreição é possível. Essa voz illa tem algum parentesco fonético e uma comunhão interna de sentido com a terminação Yllu”

  • José Maria Arguedas, In. Los Ríos Profundos (tradução livre).

Fotos: [Em cima] O SoMo na performance Yllu, com o grupo R.I.S.C.O. (Florianópolis-SC, 2017). [Embaixo] Com o R.I.S.C.O. em apresentação no Centro Cultural Azambuja (Brusque-SC, 2018).

comments powered by Disqus